top of page
Intelectual Orgânico
ciência, política e socialismo
organic intellectual
Blog and News
videos
historical images
Basic Library
About Us
We recommend
Contact
Accessibility statement
members
policy for members
file sharing
More
Use tab to navigate through the menu items.
io videos
Play Video
Play Video
15:11
A história criminosa contra os povos indígenas (parte 1 - o período colonial)
Os povos indígenas, que já viviam há pelo menos 12 mil anos no território que hoje é o Brasil, tem sofrido uma história de crimes, usurpação e genocídio. Ainda hoje sofrem uma série de ameaças, que vão desde o preconceito até a política de extermínio. Hoje falaremos sobre parte dessa história, ocorrida durante o período colonial.
Play Video
Play Video
08:29
As classes sociais e as lutas de classes
"A história de todas as sociedades até hoje é a história das lutas de classe". (Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels). Por que essa frase incomoda tanto os liberais? Quais são as concepções dos liberais e dos marxistas sobre as classes sociais? O que são as lutas de classes? O conceito de classes sociais e a questão da exploração. Essas e outras questões são apresentadas neste vídeo. Dicas de leitura sobre o assunto: 1 - Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. 2- Democracia contra capitalismo - a renovação do materialismo histórico, de Ellen Wood. 3- O Poder da Ideologia, de István Mészáros. 4- História e consciência de classe, de Gerog Lukács. 5- A classe trabalhadora, de Marx ao nosso tempo, de Marcelo Mattos. 6- A formação da classe operária inglesa, de Edward Thompson. 7- Marx estava certo, de Terry Eagleton. 8- Teoria, política e história: um debate com E. P. Thompson, de Perry Anderson. 9- A luta de classes: uma história política e filosófica, de Domenico Losurdo.
Play Video
Play Video
15:11
A história criminosa contra os povos indígenas (parte 1 - o período colonial)
Os povos indígenas, que já viviam há pelo menos 12 mil anos no território que hoje é o Brasil, tem sofrido uma história de crimes, usurpação e genocídio. Ainda hoje sofrem uma série de ameaças, que vão desde o preconceito até a política de extermínio. Hoje falaremos sobre parte dessa história, ocorrida durante o período colonial.
Play Video
Play Video
05:56
Escravidão
A escravidão é uma das relações sociais mais antigas da humanidade. Entenda a diferença entre escravo, servo e proletário. Qual é a herança da escravidão no Brasil atual? Primeiras noções sobre a questão da escravidão. Dicas de leitura: A Escravidão Reabilitada, de Jacob Gorender; A Força da Escravidão, de Sidney Chalhoub; Escravo ou Camponês? O campesinato negro nas Américas, de Ciro Flamarion Cardoso; Escravidão e capitalismo histórico no século XIX - Cuba, Brasil, Estados Unidos, de Rafael Marquese e Ricardo Salles. Visite nosso site: http//:www.intelectualorganico.com
Play Video
Play Video
04:43
A pobreza é uma questão social, não é um destino
Uma em cada dez pessoas no mundo está abaixo da linha de pobreza, segundo a ONU. O que define a pobreza? Entenda qual é a relação entre a riqueza e a pobreza e descubra quantas pessoas detêm metade da riqueza no Brasil. Dicas de leitura: Os excluídos - contribuição à história da pobreza no Brasil (1850-1930), de José Roberto do Amaral Lapa; Os pobres na Idade Média, de Michel Mollat. Visite nosso site: http//:www.intelectualorganico.com
Play Video
Play Video
09:34
O modo de produção "asiático"
O que é modo de produção? E formação social? No percurso da história da humanidade, diferentes formas de exploração social surgiram e condicionaram a vida de milhares de pessoas. A questão da desigualdade social se tornou marca distintiva das sociedades onde a questão de classe se fez presente, ou seja, da exploração baseada no trabalho e no acesso aos recursos materiais produzidos em determinada formação. Uma das formas de civilização surgida a partir do pressuposto da desigualdade, foi aquela definida inicialmente por Karl Marx como “Modo de Produção Asiático”. O conceito de MDP Asiático apareceu na obra Elementos fundamentais para a crítica da economia política (Grundrisse der Kritik der politischen Ökonomie). Conheça as características do modo de produção "asiático", também conhecido como despótico-Oriental, tributário, ou hidráulico. Conheça algumas características da formação social asteca. Dicas de leitura: MARX, Karl. Grundrisse - manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011. GEBRAN, Philomena (Coordenação). O Conceito de Modo de Produção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Play Video
Play Video
05:17
Quem é o cidadão de bem no Brasil
Quem é o "cidadão de bem" no Brasil? O que ele defende? Qual é a relação entre os chamados "homens bons" do passado e os atuais "cidadãos de bem"? Como devemos responder ao discurso do cidadão de bem? Entenda essa e outras questões, assistindo o vídeo. Dicas de leitura: - Stuart B. Schwartz - Burocracia e sociedade no Brasil colonial. - Raymundo Faoro - Os donos do poder - formação do patronato político brasileiro. - Ligia Osorio Silva - Terras devolutas e latifúndio. - Alberto Passos Guimarães - Quatro séculos de latifúndio. - Caio Prado Jr. - Formação do Brasil Contemporâneo.
Play Video
Play Video
07:28
Por que os olavistas odeiam Antonio Gramsci?
Entenda porque os olavistas, terraplanistas e negacionistas odeiam as ideias de Antonio Gramsci e mentem sobre elas. Conheça também o conceito de intelectual orgânico, desenvolvido por Gramsci. Dicas de leitura: 1 - Cadernos do Cárcere. Antonio Gramsci. 2- Concepção Dialética da História. Antonio Gramsci. 3- O leitor de Gramsci. Carlos Nelson Coutinho (org.). 4- Antonio Gramsci em contraponto - diálogos com o presente. Giorgio Baratta. 5- O Conceito de hegemonia em Gramsci. Luciano Gruppi. 6- Gramsci e o bloco histórico. Hugues Portelli. 7- Filosofia da Práxis. Adolfo Sánchez Vázquez.
We are on YouTube
Gramsci's life
bottom of page